contato@carlosterra.com.br

Sobre

A hepatologia é a especialidade da medicina que cuida do fígado, responsável pelo tratamento clínico das doenças hepáticas.

O fígado funciona em relação direta com todo o corpo humano, interagindo com o coração e todo o sistema circulatório, os rins, o sistema nervoso central, pulmões e sistema endócrino. Os nutrientes inicialmente são metabolizados pelo fígado, e somente após esse laborioso processo as substâncias são transportadas pela corrente sanguínea para os diferentes órgãos, onde exercerão suas funções específicas.

O maior órgão humano trabalha em ritmo acelerado sem fazer alarde, filtrando cerca de um litro e meio de sangue por minuto para desintoxicar o organismo e executar, simultaneamente, centenas de outras funções relacionadas ao equilíbrio metabólico do corpo.

A versatilidade do fígado em produzir proteínas nobres, secretar bile, filtrar micro-organismos, armazenar glicose e sintetizar o colesterol, entre outras funções, situa o médico hepatologista numa rotina de cuidados muito relacionada à parte clínica da medicina.

Para tratar o paciente portador de doença hepática crônica, o hepatologista vai atuar integrado a diferentes especialidades, confrontando resultados e investigando sintomas para precisar diagnósticos.

O relacionamento médico-paciente, neste sentido, também adquire um caráter de proximidade estratégica, baseado na confiança e no pleno entendimento do aspecto multidisciplinar do tratamento.

Procure o médico hepatologista para avaliar com regularidade a saúde do seu fígado. Uma boa parte das doenças hepáticas são absolutamente assintomáticas em suas fases iniciais e, nesse caso, só uma criteriosa avaliação realizada por médico experiente e afeito às hepatopatias poderá detectar alterações precoces, e propor tratamentos adequados, antes que a doença evolua e comprometa a saúde dos pacientes.

 
diabete

DIABETES
A glicose é o combustível que as células do corpo usam para obter energia e a insulina é a substância que ajuda o organismo a levar a glicose presente na corrente sanguínea para dentro das células.
Saiba mais >

peso

OBESIDADE
A obesidade afeta o organismo de forma física, psíquica e social, podendo ser causada por múltiplos fatores.
Saiba mais >

hiper

HIPERTENSÃO
A Sociedade Brasileira de Cardiologia define hipertensão arterial sistêmica (HAS) como uma condição clínica caracterizada por níveis elevados e sustentados de pressão arterial (PA).
Saiba mais >

hepatite

HEPATITES

A hepatite é uma inflamação do fígado que pode ser causada por vírus, por uso de alguns medicamentos, álcool e outras drogas, doenças autoimunes, metabólicas e genéticas.
Saiba mais >

fisica

DISLIPIDEMIA
Dislipidemia é um distúrbio nos níveis de lipídios (colesterol e triglicerídeos) e/ou lipoproteínas no sangue.
Saiba mais >

fisica2

ESTEATOSE/DOENÇA GORDUROSA
A doença hepática gordurosa não alcoólica (DHGNA) ou esteatose é uma condição caracterizada pela deposição de gordura no fígado em pacientes sem consumo alcoólico.
Saiba mais >

 

O conteúdo deste site objetiva orientar o público leigo sobre os cuidados com o fígado, registrar e comentar avanços médicos nas especialidades de gastro-hepatologia e compartilhar os interesses acadêmicos do Dr. Carlos Terra.

Não é parte desta iniciativa facultar consulta via internet e tampouco responder emails ou dúvidas de internautas, por isso não está disponível o endereço digital para correspondência.

Obrigado pela visita!